Blog

Coluna vertebral: o cuidado deve ser diário

A saúde da sua coluna, como vai? Parece estranho perguntar isso, mas, a cada dia, aumenta o número de brasileiros que relatam sofrer de dores na coluna vertebral. Mas sabia que é possível evitar uma série de problemas com atitudes simples, como, por exemplo, visitar com regularidade um fisioterapeuta? Se você está no grupo de pessoas que já sentem certo incomodo, não espere para agendar uma consulta.

Além de hábitos errados, como dormir numa posição prejudicial ou trabalhar na frente do computador com postura inadequada, o sedentarismo, a obesidade e alterações das curvaturas da coluna estão entre as principais causas de dor. Existem outras causas físicas que promovem essas dores, como distensões musculares e ligamentares, o desgaste de um disco entre as vértebras, a degeneração da coluna e até mesmo predisposição genética. Vale lembrar sempre que se a postura não está correta, tudo acaba saindo do lugar. Uma boa saúde depende das atitudes praticadas no dia a dia e, tudo que você faz de inadequado agora, vai influenciar sua saúde lá na frente.
Perguntamos para o fisioterapeuta especialista em quiropraxia instrumental, Márcio Tosi, sócio-fundador do Instituto Livta, cinco questões cruciais para cuidar, entender e se conscientizar sobre os cuidados com a sua coluna. Veja abaixo:

1) Quais os principais problemas da coluna vertebral?

Os principais problemas são os complexos de Subluxação Vertebral ou de Disfunção Neuroarticular que no cadastro internacional de doenças (CID) o registro é M 99.1.

2) Você poderia dar três dicas que considera de extrema importância para proteção da coluna?
Primeiro: ter consciência corporal para sentir o que é bom e o que não é, ou seja, está relacionado mais às posturas do dia a dia.

Segundo: visitar o seu fisioterapeuta entre 3 e 6 meses apenas para uma revisão geral e tratamentos manuais preventivos.

Terceiro: tentar ver de outra forma os problemas do dia a dia, os conflitos diários que nos aborrecem e que fazem, muitas vezes, com que nos sintamos, de forma inconsciente, impotentes e desvalorizados, incapazes de fazer e ser da maneira que achamos certo. Tudo depende de como vivenciamos este estresse que temos no mundo de hoje.

3) Quais as atividades físicas mais indicadas para quem já sofre com problemas na coluna?
Exercícios de fortalecimento, como Pilates e Treinamento Funcional, são boas opções. Fazer o que gosta como um hobby também. Importante praticar atividades de relaxamento e fazer autoanálise.

4) Entre os hábitos do cotidiano (dormir, sentar, trabalhar na frente do computador, pegar um objeto no chão, etc.), qual você considera que as pessoas mais fazem de forma errada e que pode ser um grande problema a longo prazo?
Trabalhar em frente ao computador! Mas o maior problema são os computadores de mão, pois o indivíduo fica com a cabeça abaixada constantemente por horas para escrever e ler mensagens.

5) Qual a importância de visitar um fisioterapeuta regularmente?
É muito importante fazer uma avaliação de todo o corpo no aspecto funcional e biomecânico para verificar como está o micromovimento e a estabilidade das estruturas que compõem a coluna vertebral, como, por exemplo, vértebra, disco intervertebral, ligamentos, músculos e a enervação que sai de toda a coluna para trazer toda funcionalidade e informações que vêm do nosso sistema nervoso central.

2019-05-23T13:49:48-03:00

Posts relacionados